Todos precisam ser curados!

Quando pensamos em cura logo vem à mente uma doença, mas hoje falaremos de uma cura que não é de doença. É uma cura moral…
Em todos os lugares está se falando da “cura gay” e eu não consigo parar de pensar na cura moral que todos nós precisamos fazer…
A cura que os homossexuais precisam e merecem não é da homossexualidade, mas de toda a opressão que eles sofrem por sua opção sexual, sim, é uma opção e não uma doença.
Mas, quando falamos em intolerância e discriminação não podemos nos restringir ao universo LGBT, a opressão ao outro, ao diferente, está em toda parte… Mulheres, idosos, crianças, negros, homossexuais, nordestinos, pobres, mães, não mães, adeptas do parto natural ou cesárea, quem amamenta no peito e quem dá mamadeira, quem dá doce e quem não dá, quem tem restrição alimentar, quem tem deficiência física, quem usa chupeta ou chupa dedo, quem come alimentos artificiais e quem não come, quem é gordo e quem é muito magro, quem tem transtornos mentais, quem tem déficits cognitivos, quem tem transtornos de aprendizagem, quem tem Autismo, Down, afff são tantas…
Todos nós precisamos nos curar!!! Causamos muita dor ao outro com atitudes tão egocêntricas e baseadas apenas no nosso universo…
Pessoas são diferentes, pensam, vivem, se comportam, sentem e, consequentemente agem de forma diferente. E, se você fosse o diferente, como será que você se sentiria por ser tratado tão discriminadamente… E se fosse você o que precisasse ser “curado”?! Opa, perai, sim é você e todos nós que precisamos ser curados, de séculos de uma cultura que nos ensina que o diferente é errado, que podemos zombar do outro, que podemos ser intolerantes…
Não, não podemos ser intolerantes, não podemos continuar vivendo como se todo o mundo pensasse igual à gente… Quantas vezes você já deve ter se enganado, pensado que uma coisa era A e descobriu que era X?! Sua opção e modo de viver não é a única forma existente…
Quando eu penso em uma pessoa chegando ao meu consultório pedindo a “cura gay” isso me arrepia. E sabe por que me arrepia?! Por todo sofrimento que essa pessoa deve estar vivendo, todos os medos e rejeições que ela deve passar cotidianamente, todo o desejo de se sentir aceita e que a faz acreditar que pode existir uma cura para a opção sexual dela. Sabe o que fica claro?! Ela mesma está se rejeitando, porque ela precisa ser aceita; olha a que ponto a necessidade de pertencer pode chegar; eu aceito que estou doente sem estar…
Ninguém precisa ser igual a ninguém… e… nem nunca vai ser…
Vamos nos curar ao invés de ficar querendo curar quem não precisa de cura?! De quem precisa só de aceitação e respeito?!
Por um mundo mais tolerante e empático, onde cada um cuide da sua própria cura!

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail